O estado de Roraima acumulou uma quantidade de chuvas maior que o previsto anteriormente, no início do ano. Somente em 2021 choveu 1.671,8 mm —até o momento—, quantidade maior que a prevista para todo o ano, que tinha como referência o índice pluviométrico de 1.433 mm.
Somente na última terça-feira (27), foram verificadas a precipitação de 33,8mm. Nesta quarta-feira (28), choveu 47,2mm nas primeiras horas da manhã. No mês passado, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em duas cidades roraimenses atingidas pelas chuvas intensas.
O registro é feito pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Boa Vista e foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMRR) e a Defesa Civil de Roraima, que fazem verificações diárias dos índices.
Já o nível do Rio Branco antigiu 6,58m nesta quinta-feira (29), após uma breve diminuição no período da semana que transcorreu. Antes, havia oscilado para uma altura maior, de quase 7 metros. Os dados são da Agência Nacional de Águas.
Os órgãos orientam a população a não permanecer nas ruas durante as chuvas intensas que atingem o estado nos últimas dias e, da mesma forma, recomenda a sair de casa somente em extrema necessidade e em casos de urgência ou emergência.
A Defesa Civil orienta ainda que todos se mantenham afastados de árvores, placas e outros objetos que possam ser arrancados ou arremessados durante os fortes ventos provocados pelas chuvas dos últimos dias.
Em caso de emergência, as pessoas devem entrar em contato com o número 193 do Corpo de Bombeiros ou o 199, da Defesa Civil.
Fonte: Correio do Lavrado - foto: Divulgação