Endividamento de famílias em Roraima sobe para 86,6% em julho



O percentual de famílias endividadas em Roraima subiu para 86,6% no mês de julho. O número é maior que o registrado em todo o primeiro semestre de 2021, com 85,7%. O dado faz parte de um pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) nessa terça-feira (10).

Além disso, a porcentagem do estado está acima da média nacional de 71,4%. Conforme Fábio Martinez, assessor econômico da Fecomércio-RR, o resultado da pesquisa continua sendo o segundo maior em toda a série histórica de Roraima.

"[O resultou ficou] abaixo apenas do endividamento registrado em janeiro de 2016, que foi de 86,8%. Se a gente comparar com o mês de junho do ano passado, teremos um aumento de 40,2%”, informou Martinez.

O principal tipo de dívida das famílias roraimenses continua sendo os cartões de crédito, com 61,6%, sendo o maior percentual desde julho de 2019. O número de famílias que declararam que têm contas em atraso, apresentou o terceiro aumento mensal seguindo, ficando com 34,1%.

Martinez explicou ainda que essas dívidas comprometem em torno de 29,3% da renda das famílias roraimenses e devem se estender, em média, por até 7 meses.

Ainda segundo a pesquisa, os números foram os de famílias que declararam não ter condições de pagar as dívidas, que aumentou 5,2%, menor valor desde fevereiro de 2020 e o número de famílias que afirmaram não ter dívida, ficando no segundo menor valor percentual desde janeiro de 2016.

Fonte: G1-RR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem