O Hemoraima está com todos os estoques de tipagens sanguíneas em alerta e iniciou uma campanha para pedir que doadores compareçam à unidade para doar. A unidade abastece todas os centros hospitalares do Estado, incluindo hospitais particulares, por isso é de fundamental importância que o estoque esteja com todas as tipagens em nível adequado.
Requisitos para doar:
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar alimentado e em boas condições de saúde;
- Apresentar um documento original com foto.
Para doar, o voluntário deve ter entre 16 anos e 69 anos (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Menores de 18 anos precisam da presença do pai ou mãe ou o responsável legal com a declaração autenticada em cartório.
O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.
Atualmente, o banco de sangue recebe uma média de 35 doadores por dia, mas, a meta é chegar a 70 doações.
"Com apenas 30 minutos do dia, com apenas uma doação, o doador consegue ajudar até quatro vidas", explica Juliane Uchôa, Gerente de Núcleo da Captação de Doadores do Hemoraima.
Pessoas diagnosticadas com Covid-19 precisam aguardar 30 dias após a recuperação completa da doença. Para quem teve contato com alguém com diagnóstico comprovado, nos últimos 30 dias, é recomendado 14 dias sem doar, contados a partir do último dia de contato.
Além disso, quem já recebeu a vacina deve esperar alguns dias para doar sangue. Vejas quais são, conforme orientações são do Hemocentro:
- Coronavac e Covaxin: após 48horas
- Astrazeneca, Pfizer, Janssen e Sputnik V e Moderna: após 7 dias
Fonte: G1-RR