Um filhote de macaco bugio foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em uma casa no bairro Raiar do Sol, zona Oeste de Boa Vista. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (27).
De acordo com os bombeiros, o resgate ocorreu na tarde desse sábado (25) e, de acordo com a moradora da casa, o animal apareceu sozinho pela parte da manhã.
Aos agentes, a moradora disse que esperou a mãe do macaco ou outros mais animais da mesma espécie aparecerem para solicitar o resgate.
De acordo com a corporação, o macaco estava tranquilo, sem ferimentos aparentes e não apresentou dificuldades para ser capturado.
O filhote foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para, após analises das equipes, ser devolvido ao meio ambiente.
O pesquisador ecólogo da Universidade Federal de Roraima, Whaldener Endo, analisou as imagens do animal e confirmou que se trata de um filhote, mas não soube definir a idade.
Conforme o pesquisador, o macaco bugio, ou guariba, é uma espécie de primata de grande porte, que ainda não é considerada em perigo de extinção. Esses animais se alimentam sobretudo de folhas das árvores, mas também de outros vegetais.
O macaco bugio, ainda de acordo com o pesquisador, é conhecido geralmente pelos altos sons que emitidos, podendo ser ouvidos até a alguns quilômetros de distância.
Fonte: G1 RR