A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI) promoveu o 1º Dia de Campo sobre o plantio do milho na sede da Cooperativa de Mulheres Agricultoras (Coopermai) no Projeto de Assentamento Nova Amazônia. Durante toda manhã desta quarta-feira, 22, técnicos da SMAI falaram sobre todas as etapas do cultivo do milho.
O público alvo do evento foram os produtores que já integram o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) e também pra novatos. Foram demonstradas todas as etapas do plantio do milho, desde a escolha da semente adequada, como todas as práticas de correção do solo, plantio, adubação de cobertura, defesa de lavoura e colheita.
“É um trabalho importante e necessário, pois, neste assentamento existem muitos agricultores que estão iniciando na cultura do milho. E os mesmos necessitam de todo acompanhamento sobre esta cultura, para que possam obter maiores produtividades e ganhos financeiros também”, destacou Guilherme Adjuto, secretário municipal de agricultura.
Quem não perdeu a oportunidade de aprender um pouco mais foi a agricultora Dalva Zanelli. Ela disse que tem experiência com o cultivo do milho, mas, no Paraná que tem solo diferente de Roraima.
“Estamos aprendendo a tratar e cultivar o milho aqui em Roraima por conta do solo ser totalmente diferente do Paraná. Com ajuda da SMAAI, que está dando todo apoio aos produtores, nós teremos uma boa safra de milho aqui, até porque já vimos que este lavrado tem capacidade de produzir muito milho”, disse a produtora.
Alcilene Silva, presidente da Cooperativa de Mulheres Agricultoras Independentes (Coopermai) destaca que o dia de campo veio em boa hora, pois as cooperadas têm pouco conhecimento na cultura do milho e o plantio está para começar. “Este conhecimento que estamos recebendo é de extrema importância para quem vai iniciar a produção agora", destacou.
Neste ano já aconteceram duas etapas do PMDA, no 1º semestre foram fornecidos os insumos para o plantio de grãos aproveitando o período chuvoso e no 2º semestre veio a liberação para a produção de hortifrútis.
Dentre os insumos ofertados destacam se o calcário, NPK, Fósforo, Ureia, Potássio e sementes que juntos totalizaram um investimento pela prefeitura em 2021 de R$ 2.258.287,88 possibilitando o cultivo de 568 hectares de lavouras diversas, garantido atendimento para 377 famílias da agricultura familiar.
O trabalho no P. A Nova Amazônia com a distribuição de insumos, a mecanização é fundamental para os pequenos produtores, que sem essa ajuda, não conseguiriam viabilizar suas lavouras em 2021.
PMDA – Através dos investimentos da Prefeitura com o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), os produtores receberam os insumos e a assistência técnica da SMAAI. Hoje são mais de 600 famílias beneficiadas pelo PMDA, com aumento de área plantada e mais produtividade a cada ano.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista