PREPARANDO O FUTURO - Alunos da equipe “I, Robot” recebem Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq)


A equipe “I, Robot”, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) segue sendo destaque e acumulando títulos. Esta semana, alunos que integram a chamada equipe de elite, receberam três Bolsas de Iniciação Científica Júnior – CNPq, após terem seus projetos aprovados na Mostra Nacional de Robótica (MNR).

As bolsas correspondem a dois projetos submetidos pela equipe, sendo um deles intitulado: “Grávidas em Ação” e o outro “Transformando Máscaras em Telhas”. O primeiro trata sobre a necessidade da prática de atividades físicas no período da gestação, oferecendo ferramentas tecnológicas que auxiliam nessa atividade.

Já o outro projeto é uma alternativa de combate à poluição ao meio ambiente, tendo em vista o descarte incorreto de máscaras. A ideia é criar pontos de coleta, assim como robôs, que fariam este recolhimento e em seu próprio reservatório derreteriam esse material, o tornando apto a ser transformado em telhas.

O secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Jadir Lima, destacou a relevância da bolsa para o futuro dos jovens. “Essa conquista nos mostra que estamos no caminho certo. Essas bolsas são importantíssimas e representam um verdadeiro incentivo tanto na vida escolar, quanto futuramente na vida profissional desses jovens, visto que a bolsa conta pontos em universidades e, consequentemente, abre portas no mercado de trabalho”, explicou.

Na Mostra Nacional de Robótica do ano passado, a “I, Robot”, por meio do projeto “Brincar: os primeiros passos para uma cidade inteligente e modelada”, também foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica. Válida por um ano, os contemplados recebem no final uma certificação de Cientista Júnior.

“I, ROBOT” – A equipe é composta atualmente por cinco integrantes, sendo eles: Luciano Sampaio, Wilson Lima, Fernanda Korinivski, Giulia Amaral e Sophie Tejkowski. Desde 2016 a “I, Robot” acumula uma série de medalhas em competições locais, nacionais e até internacionais.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem