O levantamento é feito a cada dez anos em municípios de todo o País |
O município de Boa Vista já está executando a primeira e a segunda fase do estudo SB Brasil, levantamento feito pelo Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde bucal da população. A pesquisa é feita a cada dez anos em municípios de todo o País.
A finalidade é identificar as doenças mais prevalentes na população, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida.
A ideia é ofertar à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estadual e municipal.
O projeto envolve Ministério da Saúde, Prefeitura de Boa Vista e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao todo 10 equipes compostas de três profissionais de saúde, um agente comunitário de saúde, um cirurgião dentista e um auxiliar ou técnico em saúde bucal.
São pesquisados grupos de diferentes faixas etárias: Pessoas de 5 a 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos de idade. Na primeira etapa, os agentes comunitários de saúde fazem visitas domiciliares para identificar pessoas que fazem parte das faixas etárias contempladas.
Já na segunda, os agentes fazem os agendamentos dessas pessoas e na terceira fase o cirurgião dentista faz o exame bucal dos moradores que foram indicados pelo agente de saúde. Nesse momento também será preenchido um formulário com resultado das avaliações.
“É um projeto importante que reforça e orienta a Política Nacional de Saúde Bucal e que indica as doenças bucais de maior ocorrência. Com isso, é possível aperfeiçoar a oferta dos serviços odontológicos em nossa rede”, disse a superintendente de Atenção Primária à Saúde de Boa Vista, Cinthia Brasil.
A prefeitura solicita a população que receba os agentes em suas casas para que o trabalho aconteça. Os profissionais estão devidamente identificados.
O município recebeu no último levantamento, classificação satisfatória e continua reforçado periodicamente ações de educação em saúde bucal nas escolas de Boa Vista por meio do Programa Saúde na Escola e também por meio do projeto Cárie Zero.