Eleitor já pode pedir autorização para votar fora de seu domicílio eleitoral

O prazo para solicitar o voto em trânsito segue aberto até o dia 18 de agosto - Foto: Agência Brasil


Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia das eleições – tanto no primeiro quanto no segundo turno – podem participar da votação normalmente, desde que avisem a Justiça Eleitoral com antecedência para votar em trânsito. O prazo para solicitar o voto em trânsito segue aberto até o dia 18 de agosto.

Trata-se de uma transferência temporária do domicílio eleitoral para outra cidade, desde que ela tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados.

Quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para o cargo de presidente da República.

Não é possível votar em trânsito fora do Brasil. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior e estiver em trânsito no território brasileiro poderá, sim, votar na eleição para o cargo de presidente da República, desde que habilitado dentro do prazo.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Como pedir

Os pedidos devem ser feitos em atendimento presencial, e não há a opção de solicitação pela internet. Para isso, basta procurar qualquer cartório eleitoral para indicar onde pretende votar. Em Boa Vista, a seção para o voto em trânsito funcionará na escola Lobo D’Almada.

- Via Correio do Lavrado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem