A Praça da Ciência Palmira foi inaugurada nessa quinta-feira, 20. Um projeto que saiu do papel e se tornou realidade, graças ao esforço da equipe escolar que conquistou o 1º lugar em sua categoria
Para incentivar a inovação no ambiente de ensino que a Prefeitura de Boa Vista criou em 2013 o Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo Lima. E fazendo jus à premiação, a Escola Municipal Palmira de Castro Machado construiu um novo espaço pedagógico: a Praça da Ciência Palmira, inaugurado nessa quinta-feira, 20. É um local especial onde os brinquedos são equipamentos de pesquisas e estudos científicos.
A iniciativa surgiu através do projeto “Mãos No Conhecimento: Pequenas experiências, grandes descobertas”. Mas o que possibilitou o projeto sair do papel e se tornar realidade foi o valor de R$ 30 mil que a escola ganhou em 2021, pela conquista do 1º lugar na categoria Ensino Fundamental (1º ao 5º ano a partir de 700 alunos).
Os brinquedos científicos possibilitam ao aluno se aprofundar em diversos assuntos ligados à ciência, permitindo também que eles vivenciem experiências, bem como o despertem para novas descobertas, alinhando teoria e prática. É um espaço seguro com piso emborrachado e fechamento em tubos e telas, dando um ar moderno e atrativo ao ambiente.
“Construímos a praça pensando em oportunizar aulas práticas de ciências aos alunos, começando a teoria na sala de aula com os livros. Aqui podemos estudar sobre energia solar, energia cibernética, a força, velocidade, tempo, pesos e medidas, planetas. Com o esforço de toda a equipe conquistamos o prêmio na nossa categoria e pudemos idealizar esse projeto por meio desse recurso”, comemorou o gestor Marcos Antônio.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Consuêlo Sales, a prefeitura investe anualmente na gestão democrática através deste prêmio. “Estamos muito felizes pelo investimento que a prefeitura faz nas escolas e pela iniciativa delas em utilizar esse recurso em benefício dos alunos. A Palmira fez uma grande demonstração de utilização desse recurso. Junto à comunidade escolar, decidiram onde seria investido o valor e hoje com a inauguração da praça, a equipe toda está de parabéns”, declarou.
As crianças amaram: Amantes da disciplina de ciências, os alunos Ernesto Melo, e Emilly Rafaelly, ambos do 4º Ano, estão orgulhosos com o novo espaço de ensino da escola.
“Achei muito bom todos os instrumentos de ciências que colocaram. Tem até um que faz uma rotação parecida com um átomo, onde a gente fica rodando. O que mais gostei foi o da nota musical, que com um martelinho feito de borracha batemos. Quanto menor é a nota, mais agudo é. E quanto maior o som, sai mais grave”, disse Ernesto.
“Eu gostei bastante, achei divertido o local. Os instrumentos são bem interessantes. Até porque ciências é uma das minhas matérias favoritas. Aqui vamos nos divertir e aprender bastante, além disso, ficou muito bonita a praça”, disse Emelly.
Conheça cada brinquedo científico instalado na Praça da Ciência Palmira
Giroscópio Humano: Um instrumento que necessita da gravidade e da Força G. Possibilita so aluno conhecer a dinâmica de movimentação total do corpo, sendo necessário um monitor que gira uma manivela, cujo movimento permitirá que o aluno escolhido para sentir a força do equipamento, estará sentado com os EPIs adequados para a movimentação.
Dínamo: Equipamento parecido com uma bicicleta, cuja principal função é ajudar o aluno a conhecer o processo de geração de energia a partir do movimento de pedalar. Esse movimento fará com que gere energia e irrigue uma planta que estará depositada na cestinha do equipamento. A partir daí o aluno perceberá que contribuirá para gerar uma energia cibernética, ajudando na irrigação e cuidado com plantas.
Parque Solar: Equipamento composto de duas estações de iluminação com placa solar e totem para recargas de dispositivos eletrônicos. O equipamento consiste em oportunizar os alunos o conhecimento da energia limpa através da energia solar, demonstrando os benefícios e custo-benefício de uma tecnologia inovadora.
Pórtico com notas musicais: Instrumento feito de tubos metálicos, cujo objetivo é demonstrar para os alunos como se propagam as ondas sonoras através dos tubos. O aluno utilizará um martelo (estilo de borracha) para tocar em cada tubo e assim propagar o som e observar a evolução através de cada nota musical, além do conhecimento e características do som como: altura, intensidade e timbre.
Totem métrico: Instrumento criado para medir a altura dos alunos e assim cada aluno adquirir o conhecimento de metro. Também auxilia os professores de Educação Física no uso do exame biométrico dos alunos, tanto de entrada como de saída, auxiliando os demais professores no decorrer de suas atividades.
Planetário: um instrumento criado para que de maneira interativa e prática mostre aos alunos o sistema solar através de uma experiência visual dinâmica. O planetário é um instrumento alimentado pela energia solar, onde uma placa fixada em sua parte superior demostra como seria o sistema solar na prática com movimentação dos planetas.
Balança humana: Esse objeto é uma balança criada para que o aluno sente e automaticamente visualize o peso de si mesma. Esse instrumento além de trabalhar as noções de peso da própria criança, também ajuda os professores de Educação física e de sala a trabalhar os assuntos abordados em sala de aula.
Disforcimetro: Esse é um equipamento, em formato de cadeira e com cordas e roldanas que desafia o aluno a entender a força através da física. Os alunos aprenderão o sentido de levantar o peso do próprio corpo utilizando as cordas, entendendo o desafio de reduzir a força, ou seja, levantar o corpo sem exigir maiores esforços.
Relógio Orientador: Equipamento em formato de relógio, fixado ao chão que mostrará na prática como o aluno se orienta através das direções (norte, sul, leste e oeste). Esse instrumento contribui para que o aluno visualize e experimente a sensação de se localizar através do relógio.
Pórtico de entrada com túnel sensorial: Objeto desenvolvido com filetes de borracha colorida, pensado em permitir com que o aluno ao adentrar na praça, já entenda que o ambiente se trata de um espaço criado para experimentar as mais diversas sensações. A experiência sensorial cria no aluno sentimentos de pertencimento do lugar e do ambiente.
- Via Prefeitura de Boa Vista