Em 2022, seis escolas da rede municipal atenderam crianças com deficiência visual ou baixa visão e se destacam pela dedicação a estes alunos através do Sistema Braille de Ensino
Já imaginou como se alfabetiza uma criança cega? É através do Sistema Braille de Ensino que pessoas cegas ou com baixa visão têm acesso à leitura e escrita tátil em todo o mundo. Este método de ensino entrou na rede municipal de Boa Vista em 2018. O sistema não só ensina a criança com esta condição, como também promove a inclusão destes com os demais alunos no ambiente escolar.
Em Boa Vista, estas crianças contam com um professor de Braille na sala de aula e ainda tem o apoio pedagógico das Salas de Recurso Multifuncional. As escolas que em 2022, desenvolveram o Sistema Braille de Ensino são a Centenário de Boa Vista, Arco íris, Escola do Campo Leila Maria da Silveira, Luiz Canará, Ioládio Batista, Cunhatã Curumim e Raio de Sol. Todas estas unidades desenvolvem iniciativas dignas de reconhecimento.
Veja alguns projetos desenvolvidos em 2022 por profissionais da Educação Especial do município.
“Braille na escola” – Quando o assunto é inclusão, a Escola Municipal Centenário de Boa Vista é referência. Desde a chegada de duas alunas deficientes visuais – a Lara Bianca, e a Sophia Lopes – as profissionais da Sala de Recurso (SRM), a professora Tatielle Moreira e toda a escola se uniram para desenvolverem o projeto “Braille na Escola”. Uma iniciativa que vem estimulando o ensino por meio deste sistema para toda a comunidade escolar.
“Com a existência delas na escola, começamos a perceber que não podia ser só a professora de Braille a atender as duas alunas e que podíamos ampliar para toda a comunidade. O objetivo é disseminar o Braille e o atendimento da pessoa com deficiência. Com o retorno das aulas presenciais nos preparamos para receber elas, o município implantou o piso tátil na escola, adquirimos a máquina e a impressora braille, alguns jogos pedagógicos e livros em braille”, disse Taise Campos, da SRM.
A ideia é promover uma maior interação da Lara e Sophia na sala de aula e nos ambientes de convivência. Foi também confeccionado um tapete sensorial como um recurso pedagógico que ajuda no desenvolvimento tátil das alunas, promovendo também experimentos com os demais. A escola conta material adaptado para o ensino, acessibilidade com piso tátil e identificação das salas em Braille.
“Braille em todo lugar" – Este outro projeto é desenvolvido pela professora, Evânia Pereira, que atende crianças com deficiência visual em duas escolas municipais, a Arco-íris e Ioládio Batista. Sua vida profissional é dedicada aos seus alunos Nicolas David e Helena Godói, 7 anos. O projeto surgiu para promover a integração destas crianças e levar o braille para a realidade de outras pessoas.
“Com esse projeto divulgamos o braille, trazemos a comunidade escolar para conhecer também. Cada criança tem sua necessidade individual então a maneira que eu trabalho com a Helena, que tem resíduo visual, não é a mesma do Nícolas. Com ela consigo trabalhar atividades ampliadas, com ele só o braille. É um trabalho individual, mas eles estudam o que os outros colegas estão estudando. Isso é inclusão e faz muito bem para os dois”, disse.
Educação Braille – Desde 2018, este método de ensino começou no município. Surgiu da necessidade de efetivar a inclusão do aluno cego por meio do sistema Braille de ensino, tornando-o mais autônomo, dentro e fora do ambiente escolar. No ano letivo 2022, quatro profissionais atuaram na rede, atendendo oito crianças com cegueira na sala de aula, em parceria com o professor titular.
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