O prefeito tratou com o ministro Camilo Santana sobre os impactos da imigração venezuelana na educação da capital
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, segue em Brasília para articulação com os ministérios em busca de apoio para investimentos em Boa Vista. E nessa sexta-feira, 17, o chefe do Executivo Municipal se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, para apresentar a situação emergencial que enfrentamos na rede municipal de ensino.
Segundo Arthur, Roraima, apesar de ser o estado com o menor número de municípios do Brasil – 15 no total, concentra 70% de toda a sua população na capital. Com a crise migratória que começou em 2016, a procura por nossos serviços aumentou muito e hoje, 17,5% da nossa rede é de crianças venezuelanas.“Temos cobrado do Governo Federal a compensação dessas despesas e solicitado o apoio para ampliar os investimentos na educação, já que Boa Vista não possui recursos financeiros suficientes para absorver toda essa demanda. Precisamos, de forma emergencial, construir mais escolas e creches e ampliar o número de vagas imediatamente”, afirmou o prefeito.
Outro tema tratado na reunião foi a implantação do piso do magistério, um compromisso que a gestão de Arthur vai contemplar e cujo tema já foi discutido em Brasília no encontro de prefeitos. Arthur ressaltou que vem cumprindo o cronograma de implantação do PCCR, mantendo um bom diálogo com todas as categorias.
Na reunião, também participaram a primeira-dama, Natália Cortez, o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius e o presidente do MDB-Roraima, Romero Jucá.
Arthur discutiu também com o ministro Camilo sobre formação de professores, inclusive sobre a necessidade de formação de nível superior específica para os professores das comunidades indígenas.
“O ministro apresentou algumas ações que irão nos garantir mais recursos para que a educação de Boa Vista continue uma referência, e para que possamos investir ainda mais na ampliação de vagas, na melhoria da qualidade de ensino e na valorização dos profissionais”, destacou.
Segurança pública e social – Ainda em Brasília, Arthur teve audiências no Ministério da Justiça, onde conversou com o ministro Flávio Dino a respeito de recursos a serem destinados à segurança pública, sobretudo à Guarda Civil Municipal.
Na pauta da reunião, Arthur apresentou a necessidade de contratação de mais guardas por meio de concurso público, além de investimentos na área de tecnologia e logística para modernizar a tropa e garantir melhor segurança à população.
O prefeito também se reuniu também com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Junior, para apresentar outras demandas mais urgentes de Boa Vista e as medidas necessárias para atender de imediato as famílias em situação de vulnerabilidade.
Entre as medidas emergenciais discutidas está o fortalecimento das cozinhas comunitárias, o retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que o presidente Lula já havia anunciado em visita a Roraima, além da celeridade quanto ao Cadastro Único (CadÚnico) para a inserção das famílias no programa Bolsa Família. A curto prazo, essas ações vão ajudar o Município a melhorar as condições de vida de quem mais precisa.
- Via Assessoria/Arthur Henrique
Tags:
Política