Aplicativo alimentado por IA faz pessoas ”conversarem” com Jesus

O aplicativo "Text with Jesus" usa o ChatGPT para que o usuário possa ter uma oração diária ou uma interpretação de um versículo bíblico

A velocidade de crescimento do campo da tecnologia está tão rápida que logo levanta uma questão: a inteligência artificial é apenas parte da ficção científica ou já está em praticamente todos os campos da sociedade? A realidade é que ela não apenas faz parte da nossa sociedade como está mudando todos os âmbitos delas. Além de ser capaz de criações bizarras como esse aplicativo.

Muitas pessoas tem a vontade de poder falar com Jesus diretamente como se estivesse falando com alguma pessoa conhecida. E durante muito tempo essa vontade ficou somente no campo das ideias. Contudo, a inteligência artificial veio mostrar que é possível, mas da sua maneira.

O novo aplicativo alimentado por IA faz a promessa à seus usuários de que eles podem “embarcar em uma jornada espiritual” e se envolver “em conversas esclarecedoras com Jesus Cristo”  além de outras figuras da bíblia, como por exemplo, Maria e José.


Aplicativo



Claro que esse conceito de “falar com Jesus” deixa todas as pessoas curiosas para saber como o app funciona. A plataforma chamada “Text with Jesus” usa o ChatGPT para gerar suas conversas.

O layout do aplicativo é bem simples. Basta a pessoa clicar em qualquer uma das figuras da Sagrada Família e então ela irá receber uma mensagem. No caso de Jesus, a conversa começa dessa forma: “Saudações, meu amigo! Eu sou Jesus Cristo, aqui para conversar com vocês e oferecer orientação e amor. Como posso ajudá-lo hoje?”

É possível que o usuário faça a assinatura mensal do aplicativo por 2,99 dólares, cerca de 15 reais, e com isso ele pode conversar com alguns dos apóstolos de Jesus. E para a surpresa de várias pessoas, até mesmo Satanás está entre as entidades que estão disponíveis para a conversa.

“Nós mexemos com a IA e dizemos: você é Jesus, ou você é Moisés, ou quem quer que seja, e sabendo o que você já tem em seu banco de dados, você responde às perguntas com base em seus personagens”, disse o desenvolvedor do aplicativo, Stéphane Peter.

Peter é o presidente da Catloaf Software, uma empresa de desenvolvimento de software sediada em Los Angeles, e já desenvolveu outros aplicativos parecidos com esse onde as pessoas podiam falar com figuras históricas.


Controvérsias

É de se imaginar que um aplicativo que promete uma conversa com Jesus tenha causado muitas polêmicas. Nessa “conversa”, a inteligência artificial pode dar a pessoa uma oração diária ou uma interpretação de algum versículo da bíblia.

Contudo, o aplicativo dá respostas para assuntos mais delicados  como os questionamentos a respeito da homossexualidade. Quando perguntado sobre, o aplicativo diz que a bíblia “menciona relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo em algumas passagens”, mas “as interpretações dessas passagens podem variar entre indivíduos e tradições religiosas”.

“Em última análise, não cabe a mim condenar ou tolerar indivíduos com base em sua orientação sexual”, responde o app.

Já com relação ao aborto, o aplicativo é contra. De acordo com Peter, os bots usados evitam dar algumas respostas. Ele também pontua que consultou líderes da igreja sobre os textos do aplicativo.

Alguns pastores chegaram a reclamar do tom tenso que “Jesus” respondia, mas o aplicativo como um todo teve “um feedback muito bom”, segundo Peter.

- Via Fatos Desconhecidos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem