Presidente da Fedar, Ednelma Veras: Medidas tem a finalidade de promover o esporte de alto rendimento nas modalidades de natação, águas abertas e maratonas indoor no estado de Roraima
A Federação dos Desportos Aquáticos de Roraima – Fedar filiada à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA, agora é uma entidade de utilidade pública. O Projeto de Lei e o Decreto Legislativo que deram esse título a federação foram aprovados nesta semana.
Na tarde desta quarta-feira deputados estaduais aprovaram por unanimidade o Decreto Legislativo de autoria do Deputado Jorge Everton, já na Câmara municipal o Projeto de Lei de autoria do Vereador Vavá do Thianguá foi aprovado na manhã desta quarta, com isso a Fedar passa a ser reconhecida como entidade sem fins lucrativos na esferas estadual e no âmbito do município de Boa Vista.
Segundo o vereador Vavá do Thianguá, “Essas entidades enfrentam dificuldades em serem reconhecidas pelo poder público por não estarem habilitadas corretamente, com essa mudança será possível receber ajuda, custeio e consequentemente desenvolver a área esportiva da nossa capital, fico feliz em contribuir e ajudar o esporte roraimense”.
Em sua justificativa o Deputado estadual Jorge Everton afirmou que além de já exercer o papel de entidade sem fins lucrativos, a Fedar é uma entidade que fomenta a descoberta de novos talentos e fortalece o esporte aquático nas piscinas, rios e mares brasileiro.
O parlamentar ressaltou ainda que outra proposta é que haja investimento na modalidade em 2024, destinando uma emenda impositiva que deve destinar recursos para o desporto aquático no estado.
“Aprovamos o decreto da Fedar e já encaminhei emenda parlamentar para que no próximo ano seja feito o investimento na área do Desporto Aquático. Sempre defendi a bandeira do esporte e a natação não poderia ficar de fora, aloquei quase meio milhão, afim de promover o esporte, então fico feliz pela aprovação e espero ajudar no desenvolvimento da natação no estado”, disse Jorge Everton.
Segundo a emenda o investimento será destinado para o desenvolvimento e fortalecimento do esporte de alto rendimento nas modalidades de natação, águas abertas e maratonas indoor.
A presidente da Fedar, Ednelma Veras afirma que durante sua gestão se buscou a transparência e a ética para que junto à assembleia e câmara se conseguisse essa mudança e o apoio. “É com imensa satisfação que recebemos essa notícia, e quero agradecer ao deputado Jorge Everton pelo empenho junto aos seus pares para que conseguíssemos mudar a nossa federação para atuar como uma entidade pública”, disse a presidente.
Fedar - A Federação de Desportos Aquáticos de Roraima - FEDAR é filiada à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, fundada em 23 de março de 2009. Em 2023 completou 14 anos de existência, trabalhando para o desenvolvimento da natação e águas abertas em Roraima e possui representatividade nas competições nacionais representada pelos atletas dos clubes filiados.
- Escrito por Poliana Araújo
Tags:
Esporte