De acordo com a ONU, as micro, pequenas e médias empresas são responsáveis por oportunidades significativas de geração de emprego e renda, e foram identificadas como um dos principais impulsionadores da redução da pobreza e do desenvolvimento no país.Elas têm, ainda, uma característica marcante que é a de gerar postos de trabalho para os setores mais vulneráveis da sociedade como mulheres, jovens e pessoas de famílias mais pobres.
Um levantamento feito pelo Sebrae, mostrou que a abertura de pequenos negócios em 2022 registrou uma pequena queda (7%) em comparação com 2021, mas continua superior ao número registrado no período anterior à pandemia.No ano passado foram 3,6 milhões de novos empreendimentos, a maioria concentrada na categoria do microempreendedor individual (MEI), que representou 78% do total.
De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), 60% dos entrevistados citaram criar a própria empresa como um dos seus maiores sonhos. O resultado é o recorde da série histórica da pesquisa, que é realizada há 23 anos no Brasil.
Os potenciais empreendedores são os indivíduos que ainda não são empreendedores e afirmaram pretender abrir algum negócio nos próximos 3 anos. Eles representam 53% da população adulta, o que significa 51,5 milhões de pessoas. Uma estimativa feita pelo Sebrae a partir de dados do Ministério da Economia é de que os pequenos negócios geram em torno de R$420 bilhões por ano, o equivalente a cerca de um terço do Produto Interno Bruto brasileiro.
E, claramente, o franchising é a melhor opção para quem deseja empreender. A franquia é um modelo de negócio muito interessante para os empreendedores, pois permite o uso de uma marca já consolidada, testada e padronizada, diminuindo assim os riscos e problemas de administração.
Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar e expandir seu negócio com menor risco financeiro.
O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes. O franqueador também tem informações relevantes com relação ao melhor processo de produção e/ou venda e às estratégias dos seus concorrentes.
Um dos modelos do franchising mais vantajosos para quem deseja entrar no mercado empreendedor é o de microfranquias. Elas se tornam uma excelente opção para quem sonha ter o seu próprio negócio, mas possui pouco capital para investir. Ainda, muitas sequer necessitam de ponto comercial, o que reduz ainda mais o custo da operação. As outras vantagens estão relacionadas ao próprio sistema de franchising. As microfranquias são pequenos negócios previamente estruturados e testados, com uma marca reconhecida e estabelecida no mercado.
O empreendedor que escolhe uma microfranquia conta com todo o suporte necessário para atingir as metas traçadas. O franqueador é responsável por repassar o know-how sobre a operação e gestão do negócio. Treinamentos, manuais, consultorias, etc. Tudo isso fica à disposição de quem entra nesse universo e as chances de sucesso aumentam exponencialmente. No caso das microfranquias home based, há ainda o benefício de não perderem tempo com deslocamento, não gastar dinheiro com aluguel de um ponto comercial e ter horários mais flexíveis, o que permite um maior controle sobre os colaboradores.
Mas, atenção! Não é porque o investimento é menor que os cuidados para adquirir uma microfranquia devem ser ignorados. As recomendações são as mesmas aplicadas para a escolha de uma franquia convencional.
- Por Lucien Newton - Especialista em franquias com mais de 20 anos de experiência no setor. VP de Consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, já formatou mais de 600 projetos. Além disso, atua como professor na Especialização em Gestão de Franquias, ministrando a matéria Expansão & Vendas de Franquias, na PUC Minas. Dentre suas principais experiências estão a passagem pela expansão da Localiza, tendo sido reconhecido como um dos 100 executivos mais influentes do franchising. Como consultor, conselheiro, influenciador e palestrante, ele tem ajudado empreendedores a alcançarem o sucesso no mundo das franquias.