Como modelo, Isabelle Nogueira já participou de alguns concursos: foi Miss Manaus em 2013, Miss Amazonas Globo, em 2016, e Rainha do Peladão, em 2018Foto: Mauro Jorge
Cultura amazônica no horário nobre da rede nacional? A possibilidade não é distante. A manauara Isabelle Nogueira, de 31 anos, conhecida, dentre outros fatores, por ser a cunhã-poranga do Boi Garantido, está no Big Brother Brasil 2024, um dos maiores realitys shows a nível nacional, transmitido em grande parte da região Norte pela Rede Amazônica, afiliada Globo.
Nascida em Manaus, Isabelle Adriana Nogueira tem 30 anos, é formada em Letras com habilitação em espanhol e pós-graduada em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior mas atualmente é dançarina, modelo e influenciadora digital.
Como modelo, já participou de alguns concursos: foi Miss Manaus em 2013, Miss Amazonas Globo, em 2016, e Rainha do Peladão, em 2018.
Representando a cultura amazônica
Desde 2018, ganhou notoriedade no cargo de "cunhã-poranga" do Boi Garantido, no Festival Folclórico de Parintins, que é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas.
Em tupi-guarani, "cunhã-poranga" significa mulher bonita. No festival, a mulher que representa esse item é uma dançarina de boi-bumbá que se veste como guerreira indígena e faz performances na arena, exibindo a força e a beleza da mulher da floresta.
A cunhã-poranga é um dos 21 itens avaliados durante as três noites de apresentações, divididos entre coletivos e individuais.
Representatividade
Isabelle é a primeira representante do Amazonas desde o BBB 18, quando Vivian Amorim se destacou no reality e ficou em segundo lugar na competição.
A atual cunhã do Garantido participa de uma nova dinâmica do programa que contará com a votação do público para a entrada de dois novos participantes no elenco definitivo do reality. O resultado acontece hoje.
Curiosidade
Além de divulgar a cultura amazônica para fora através das redes sociais, Isabelle possui um papagaio e uma arara, que não vivem com ela. Ambos fazem parte de um programa de reabilitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a cunhã-poranga os visita com frequência.
Fonte: Portal Amazônia
Tags:
Variedades