Foram empossados 15 conselheiros titulares e 15 suplentes para atuarem nos três conselhos municipais. Os profissionais assumem o mandato de 2024 a 2027
Após o intenso processo de escolha dos novos conselheiros tutelares de Boa Vista, a Prefeitura e o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram a solenidade de posse nesta quarta-feira, 10. Foram 15 conselheiros eleitos e 15 suplentes. Os profissionais assumem o mandato de 2024 a 2027 e são os responsáveis por garantir os direitos das crianças e dos adolescentes de Roraima.
Eles serão distribuídos entres os três Conselhos Tutelares de Boa Vista, somando cinco profissionais para cada unidade. Os outros 15 suplentes assumem em caso de desistência ou incapacidade de exercer o mandato por parte dos titulares. Para o secretário adjunto de Gestão Social, Gabriel de Paula, os profissionais trabalham em conjunto com a população.
“Foram quatro etapas para chegarmos até aqui e o apoio dos munícipes foi essencial. Ocorreu a análise documental dos candidatos, uma prova escrita, a eleição por voto popular e, por fim, o Curso de Capacitação para garantir o preparo adequado de todos os eleitos”, disse.
Angela Mávia é conselheira de Direito e foi presidente da comissão eleitoral. Ela explicou como funciona a distribuição de profissionais. “São três Conselhos Tutelares: o Território I, no bairro Centro, Território II, bairro Caimbé, e o Território III, no Sílvio Botelho. Vamos ter cinco conselheiros em cada unidade e eles vão atuar por tempo integral, com 24 horas de serviço para defender os atendidos”, frisou.
O objetivo principal é a proteção de crianças e adolescentes de Roraima. Para isso, cada candidato teve a oportunidade de divulgar o próprio trabalho e as propostas para a gestão 2024/2027 durante a campanha em agosto e setembro de 2023. Marcela Oliveira foi eleita e vai atuar no Conselho Tutelar do bairro Centro, Território I.
“Temos uma ideia do que esperar do mandato, mas ainda vamos aprender muito na prática, lidando com situações que precisam ser bem avaliadas. Cada atendimento é diferente, pois são grupos diversos, como os indígenas e migrantes. Nosso maior objetivo é garantir um atendimento humanizado e levar segurança e qualidade de vida para todas as crianças e os adolescentes de Roraima”, contou Marcela.
Os 15 Conselheiros Tutelares eleitos (Titulares)
- Território I, localizado na Rua Bento Brasil, 835-B, bairro centro: Iago Figueiredo Wanderley, Marcela Nayara Silva Oliveira, Michelson Marques da Cruz, Antonio Lima Silva e Marcilene Pedreiro da Trindade;
- Território II, localizado na Rua Dico Vieira 1497, bairro Caimbé: Jardel Sousa da Silva Filho, Marcela Fernandes Vieira, Dayse de Sousa Mauricio, Kalleb Sousa Ribeiro e Martiniano da Rocha Franco Neto;
- Território III, localizado na rua Pedro Aldemar Bantim, 1377, bairro Silvio Botelho: Marcos Ramos Guimarães, Valbert Costa da Silva, Elton Dayvison Barbosa do Nascimento, Eurrisson Marinho Rodrigues e Nilton Cezar Nascimento dos Santos.
O Conselho Tutelar - Órgão municipal que representa a sociedade na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes contra qualquer ação ou omissão do Estado, ou dos responsáveis legais.
- Escrito Por Bruna Norales