Para garantir a qualidade do serviço das companhias aéreas da capital, uma grande operação fiscalizatória está acontecendo nesta quarta-feira, 17, em todo o país, por meio dos órgãos de defesa dos consumidores. O Procon Boa Vista integrou a operação promovendo a ação no Aeroporto Internacional de Boa Vista.
A iniciativa é da Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL), na qual o Procon Boa Vista atua na vice-presidência e em conjunto com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor brasileiro (SENACON), que envolve procons, defensorias, OABs, entidades civis e MPs do Consumidor.
“Fizemos um check-list de itens que visam verificar situações referentes a qualidade e modalidade dos atendimentos ofertados aos consumidores usuários de serviços aéreos. Em caso de irregularidades, tomaremos as medidas cabíveis, autuando as empresas e abrindo os devidos processos administrativos”, explicou a secretária executiva de Defesa do Consumidor do Município, Sabrina Tricot.
Entre os itens fiscalizados pelo Procon Boa Vista estão a cobrança de bagagens e de marcação de assentos; se há atendimento específico para embarque e desembarque de passageiros com deficiência e como são feitos os procedimentos em casos de atrasos e cancelamentos de voos.
Segundo a secretária, que também é vice-presidente da PROCONSBRASIL e diretora do Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados em Roraima (IBCTD-RR), diversas reclamações foram contabilizadas em relação às atividades prestadas pelas companhias aéreas em 2023. Isso alertou os órgãos de defesa dos consumidores para a elaboração desta ação nacional, que visa mapear os principais problemas enfrentados pelos consumidores nos aeroportos e por meio das companhias aéreas.
Para atender diretamente os consumidores que utilizam os transportes aéreos, uma pesquisa online também foi lançada, onde a população pode responder o questionário até o dia 25 (clique aqui para responder). Após a ação, todos os dados serão compilados e publicados em conjunto.
“O grande objetivo é conseguir criar políticas públicas que atendam a necessidade dos consumidores que utilizam os serviços aéreos. Por este motivo, precisamos do panorama de todo o Brasil, visto que os problemas podem variar, dependendo da região”, finalizou a secretária.
PROCON BV – Caso o consumidor tenha dúvidas ou precise de ajuda com alguma demanda (abertura de reclamação ou denúncia), pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista que fica localizado na Avenida Ville Roy, 6606 – Centro ou pelos canais alternativos através dos telefones (95) 98400-4997, (95) 984005720, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista, aba DIREITO DO CONSUMIDOR.
- Escrito por Ana Luiza Cardoso
Tags:
Cidadania