Com o início do ano de 2024, o mercado recebe novos smartphones e, com eles, novas tecnologias, que se destacam por sua potência e recursos inovadores, enquanto outros aparelhos não valem a pena.
Afinal, alguns modelos renomados perdem sua relevância devido à ausência de atualizações, especificações ultrapassadas ou preços elevados considerando sua antiguidade.
Se você está a procura de um bom modelo, vale a pena conferir alguns dispositivos que podem não ser as melhores recomendações para o ano de 2024.
Confira:
Samsung
A lista de novos smartphones da Samsung está crescendo, mas existem alguns antigos que não se mostram mais uma escolha vantajosa para a compra em 2024.
A maioria dos modelos já possui uma ou duas gerações de sucessores ou, simplesmente, não conta mais com o suporte contínuo da fabricante, especialmente os modelos mais básicos e até mesmo a linha S20.
Em contraste, o novo Galaxy S24 está previsto para receber atualizações por até sete anos.
Segue a relação de dispositivos Samsung que não são mais recomendados para a compra em 2024:
- Galaxy S20
- Galaxy S20+
- Galaxy S20 Ultra
- Galaxy S20 FE
- Galaxy Note 20
- Galaxy Note 20 Ultra
- Galaxy M51
- Galaxy M31
- Galaxy M21
- Galaxy A72
- Galaxy A52
- Galaxy A32
- Galaxy A22
- Galaxy A12
- Galaxy A02
Motorola
Quanto à Motorola, poderíamos ter elaborado uma lista mais extensa, mas optamos por não rotular dispositivos relativamente recentes, como o Moto G53, Moto G62, G32, e assim por diante.
Assim como os modelos da Samsung, esses dispositivos também deixarão de receber atualizações da Motorola.
No entanto, ainda podem apresentar aspectos atrativos, como preços mais acessíveis ou especificações que atendem a determinados perfis de usuários.
Para 2024, é aconselhável evitar a aquisição dessas categorias:
- Moto G100
- Moto G72
- Moto G60
- Moto G50
- Moto G40 Fusion
- Moto G22
- Moto G Pure
- Moto G Power
- Moto E20
Xiaomi
Foto: Caio Carvalho/Gizmodo BrasilA Xiaomi possui diversas linhas de smartphones e geralmente lança vários dispositivos ao longo do ano, por vezes até duas gerações no mesmo ano.
Levando isso em consideração, existem alguns aparelhos que, mesmo não sendo muito antigos, não justificam mais a sua aquisição.
Isso porque existem muitos sucessores recentes ou à obsolescência em relação às tendências de 2024.
Neste ano, a empresa tem previsão de lançar o Redmi Note 14, POCO X6 e POCO F6. Assim, vale reconsiderar essas opções:
- Mi 10
- Mi 10 Lite
- Mi 10 Pro
- Mi 10 Ultra
- Mi 10T Lite 5G
- Redmi Note 9
- Redmi Note 9 Pro
- Redmi Note 9s
- Redmi 9
- Redmi 10C
- POCO X3
- POCO M3
- POCO F3
iPhones
Foto: PexelA Apple é famosa por lançar dispositivos de longa durabilidade e que se apresentam como o que há de mais avançado no mercado. Embora o preço alto seja uma característica comum, o valor dos seus aparelhos não se resumem apenas ao custo, sendo populares no mercado.
Entretanto, modelos como o iPhone 11, iPhone XR e XS estão se aproximando do fim do suporte da fabricante. Além disso, mesmo novos smartphones como o iPhone SE 3, lançado em 2022, não são uma opção recomendável para compra. Se quer uma boa opção, fuja desses:
- iPhone SE 3 (2022)
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone XR
- iPhone XS
- iPhone XS Max
LG
Por fim, a LG encerrou a produção de smartphones em abril de 2021, anunciando sua saída do mercado após vários meses de prejuízo. Apesar disso, ainda é possível encontrar diversos modelos da empresa à venda, tanto no mercado de usados e seminovos quanto em lojas físicas.
Mesmo que o preço seja atrativo, é importante evitar essa armadilha. A LG não apenas interrompeu a fabricação de novos smartphones, mas também encerrou qualquer suporte para os usuários de seus produtos.
Diante disso, é aconselhável esquecer qualquer celular da LG. A menos que você seja um colecionador, nem mesmo o LG W41 Pro, último lançamento da empresa, e o LG Velvet, último lançamento considerável, justificam a compra, pois nenhum deles oferece benefícios significativos.
- Via Fatos Desconhecidos/Oficina da Net