A vacina da Dengue está em dia? Então se liga! A partir desta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza um lote do imunizante para 32 Unidades Básicas de Saúde do município. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas de 10 a 59 anos até o vencimento do lote, previsto para o dia 30 de junho.
O lote conta com pouco mais de 5 mil doses disponíveis para o público ampliado. Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacina, o cartão do SUS e um documento com foto. Após o dia 30 de junho, a faixa etária da imunização retorna para a população específica definida pelo Ministério da Saúde, que são crianças de 10 a 14 anos.
A vacinação contra a Dengue é uma das estratégias do MS para diminuir o número de óbitos em todo o território nacional, visto que o imunizante diminui de forma significativa a possibilidade de agravamento dos casos, conforme explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval.
“Não temos óbitos registrados em Boa Vista, mas é muito importante que a população se previna e procure as unidades para se vacinar! Além do controle vetorial nos imóveis, porque temos outras Arboviroses que a vacina não abrange, como Zika, Chikungunya e outros. O controle vetorial é a principal forma de evitar a Dengue e a proliferação do Aedes aegypti”, disse
No mês passado, o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) apontou Boa Vista como alto risco para a transmissão de Dengue em razão à proliferação do mosquito. Desde então, a prefeitura atua de forma estratégica no controle e prevenção das doenças transmitidas.
“A estratégia agora é proteger ainda mais a população. A partir de hoje, até o vencimento do lote, no dia 30, a gente já começa a vacinar esse público de 10 até 59 anos nas UBSs”, finalizou Ana Paula.
Confira as UBSs disponíveis com sala de vacina
Em Boa Vista, as unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h as 19h, com exceção das UBSs Aygara Motta, Jan Roman Wilt e Olenka Macellaro, que funcionam em horário estendido, das 7h à meia-noite.
- Por Ana Gabriela Gomes
Tags:
Saúde