Há 75 anos, organização holandesa se dedica a apoiar crianças pequenas, cuidadores e comunidades ao redor do mundo
Uma cidade como Boa Vista, que valoriza os pequenos, entende que ao cuidar de uma criança, cuida-se de todos. E a primeira parada do trajeto da comitiva foi no Baby Spa da Unidade Básica de Saúde Aygara Mota, implantado em 2018. O espaço já atendeu cerca de 250 famílias desde outubro de 2022. As atividades envolvem palestras e um momento de relaxamento com a massagem Shantala, uma técnica indiana.


O futuro começa com os primeiros passos na infância
A segunda parada da comitiva foi no núcleo de creches Equatorial II, que atende 120 crianças a partir dos 2 anos. Entre brincadeiras e aprendizados nas creches da cidade, as crianças ficam livres, mas sempre acompanhadas por profissionais capacitados que ensinam e cuidam. Os pais sabem que seus filhos estão em boas mãos, crescendo em um ambiente que valoriza cada passo do desenvolvimento infantil.

“Estamos felizes em receber a comitiva, pois isso reflete a qualidade do nosso trabalho. Eles estão vendo como valorizamos o protagonismo infantil, envolvendo não só as crianças, mas também as famílias nos projetos. Essa colaboração entre escola, família e secretaria tem gerado resultados positivos”, disse a secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes.
Investimento em infraestrutura e qualidade nos serviços impressiona como a cidade compreende o valor da infância
O que começou com iniciativas locais se transformou em “farol global”, iluminando as ideias políticas de estados brasileiros e países distantes que vêm acompanhar de perto o trabalho que a capital faz tão bem, segundo a representante brasileira da Fundação Van Leer, Claudia Vidigal. A inclusão social acontece por meio da descoberta de novos caminhos para promover uma gestão competente e justa.

Boa Vista, cidade que pensa e prioriza a primeira infância
No período da tarde, a comitiva visitou a sede do programa Família Que Acolhe (FQA), que desenvolve um serviço integrado de políticas públicas para a primeira infância, com trabalho reconhecido no Brasil e no mundo. Um trabalho ousado e idealizado na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, e que o prefeito Arthur Henrique deu continuidade, ampliando ainda mais o acesso das pessoas ao programa.


Finalizando o dia, a comitiva visitou o Mirante Edileusa Lóz, com direito a vista do pôr-do-sol da Capital da Primeira Infância e ao Parque do Rio Branco, que abriga a maior Selvinha Amazônica da região. Um espaço pensado e planejado especialmente para os pequenos se divertirem com intencionalidade.
A secretária municipal de Projetos Especiais, Andréia Neres destacou a importância de receber visitas no FQA e também para conhecer todas as ações de primeira infância que a Boa Vista tem desenvolvido. Para ela, sempre é um motivo de alegria.

“A gente vê o quanto as nossas iniciativas estão sendo ainda mais reconhecidas por todos. E em especial, recebendo a equipe da Fundação Van Leer, que tem nos apoiado por muito tempo nessas iniciativas. Essa é a prova que nós estamos no caminho certo, porque já temos novos projetos a serem realizados. E com esse acompanhamento de perto, conseguimos propor novos projetos que tragam cada vez mais benefícios para as nossas crianças”, disse.
Urban95 – É uma iniciativa global apoiada pela Fundação Van Leer, que promove o desenvolvimento urbano focado em crianças pequenas e seus cuidadores. O objetivo é criar cidades mais seguras e acessíveis, com espaços públicos que incentivem o contato com a natureza e priorizem o bem-estar infantil. A organização busca integrar essas diretrizes no planejamento urbano para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Está presente na Holanda, Índia, Israel, Jordânia e Brasil, com 27 cidades participantes, sendo Boa Vista a pioneira nessa rede. Afinal, somos a Capital da Primeira Infância.
- Por Bruna Norales e Ráyra Fernandes
Tags:
Social