A iniciativa integra a agenda do Selo UNICEF (2021-2024) e visa fortalecer a temática ambiental com participantes dos Nucas - Foto: Visão Mundial
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a ONG Visão Mundial, reunirá mais de 60 adolescentes em Roraima para o compartilhamento de boas práticas de participação social protagonizadas em municípios do Selo UNICEF. Com o tema "Com meu NUCA eu faço a diferença", os festivais reconhecerão o engajamento dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) em atividades relacionadas a temáticas prioritárias para a iniciativa, entre elas mudanças climáticas, enfrentamento ao racismo e outras violências, empoderamento de meninas, igualdade de gênero e prevenção à gravidez na adolescência.
Como parte desta edição do Selo UNICEF, mais de 1.600 municípios criaram NUCAs, reunindo cerca de 54 mil adolescentes em grupos que são continuamente estimulados a participar de debates e decisões municipais. “Estamos encerrando o ciclo 2021-2024 do Selo UNICEF e estes encontros serão também uma oportunidade de reconhecer, celebrar e estimular o fortalecimento das redes de adolescentes criadas a partir dos NUCAs, que já provocaram mudanças importantes em seus municípios”, disse Luiza Leitão, oficial de desenvolvimento e participação cidadã de adolescentes do UNICEF.
Durante os encontros presenciais, os participantes realizarão também uma ação prática relacionada à crise climática e adaptada ao local onde o encontro acontecerá, representando o Dia de Ação que vem ocorrendo, mensalmente, como parte do movimento #EntrenoclimaUNICEF. “Reunir adolescentes de diferentes municípios em um Dia de Ação coletivo será uma oportunidade única para troca de aprendizado e saberes, fortalecendo o compromisso que eles já têm com a temática”, destacou Luiza, lembrando que os NUCAs estão realizando atividades pelo enfrentamento das mudanças climáticas em seus territórios desde 2002.
Os Festivais dos NUCAs são uma iniciativa do UNICEF, realizados em parceria com as organizações implementadoras do Selo UNICEF nos estados, e fazem parte da agenda do Selo UNICEF 2021-2024. “A participação ativa dos adolescentes no processo de transformação de suas comunidades é um dos pilares da nossa atuação. Estamos empolgados em colaborar com o UNICEF para fortalecer esses espaços, pois acreditamos que empoderar os jovens é essencial para que eles liderem as mudanças que querem ver em suas vidas e no mundo”, conclui Thiago Crucitti, Diretor Nacional da ONG Visão Mundial.
Selo UNICEF – O Selo UNICEF é uma das principais iniciativas do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os gestores assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Sobre a Visão Mundial (World Vision)
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/ .
- Via Visão Mundial