![]() |
Nos últimos anos, a gestão do prefeito Arthur Henrique inaugurou escolas, ampliou significativamente o número de vagas, além de convocar e capacitar profissionais da área |
A educação municipal tem recebido grandes investimentos, com ações que impactam diretamente na qualidade do ensino e na valorização dos profissionais. Nos últimos anos, foram criadas cerca de 12 mil novas vagas em creches, resultado da inauguração de 10 escolas. O compromisso com a expansão continua: um atual pacote de obras em 11 escolas municipais vai gerar mais de 5 mil novas vagas em 2025, beneficiando milhares de crianças e suas famílias.
Estrutura ampliada para o ensino
Sete unidades em ampliação estão na fase final de obras e devem ser entregues este ano. Essas escolas, que incluem a Profª Glemíria Gonzaga Andrade (Cidade Satélite) e a Valderleide Baraúna Brandão (Equatorial), vão abrir cerca de 2.200 vagas. Além disso, estão em construção quatro novas escolas, entre elas, a Escola Municipal José Davi Feitosa Neto, na zona rural, que juntas somarão mais 3 mil vagas na rede.
“O investimento em educação é um dos pilares da nossa gestão. Queremos garantir que todas as crianças de Boa Vista tenham acesso a um ensino de qualidade, em ambientes preparados com estrutura adequada. Essa expansão nas vagas e a capacitação dos nossos profissionais refletem nosso compromisso com o futuro das novas gerações”, destacou o prefeito Arthur Henrique.
Valorização dos profissionais da educação
Recentemente, a prefeitura convocou 257 professores aprovados no concurso de 2022, sendo que 187 tomaram posse na última sexta-feira, 24. Com isso, a gestão concluiu todas as chamadas do certame, reforçando o quadro da rede municipal, que atualmente conta com 3.362 professores efetivos. Além da contratação, o município oferece benefícios como a Gratificação de Incentivo à Docência (GID) e equipou os novos profissionais com Chromebooks para apoiar as atividades pedagógicas.
Novos servidores foram empossados recentemente, fortalecendo o quadro de profissionais da educaçãoA secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, ressaltou o impacto dessas ações. “A valorização dos nossos profissionais é essencial para fortalecer a educação municipal. Os investimentos contínuos, tanto na estrutura das escolas quanto na formação e premiação dos educadores mostram o comprometimento da gestão com o ensino de excelência”, afirmou.
Capacitação contínua e prêmios de incentivo
A Semana Pedagógica, que iniciou nesta segunda-feira, 27 e segue até 31 de janeiro, é outro marco da gestão, envolvendo mais de 6.500 profissionais em palestras e oficinas. O evento prepara o corpo docente e demais servidores da rede para o início do ano letivo de 2025, previsto para 3 de fevereiro.
Além disso, a prefeitura reconhece o esforço dos educadores com iniciativas como o Prêmio Meritocracia, que há 11 anos premia ações exitosas nas escolas. Desde 2021, o prêmio ganhou um evento exclusivo, reforçando a valorização do trabalho dos professores.
Qualidade que se reflete na sala de aula

Outro destaque é para o aplicativo Matrículas Online, uma estratégia moderna e eficiente que facilita o acesso à educação pública. Permite que pais e responsáveis inscrevam seus filhos de maneira rápida e prática, diretamente de casa, evitando filas e deslocamentos desnecessários. A ferramenta possibilita a consulta de vagas, o acompanhamento do processo de matrícula e a resolução de pendências, garantindo transparência e comodidade.
Esses investimentos e iniciativas visam não apenas fortalecer a rede municipal, mas garantir que alunos e professores tenham as melhores condições para crescer e aprender. A gestão do prefeito Arthur Henrique segue consolidando a educação como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de Boa Vista.
Materiais didáticos e mobiliários para as escolas
A Prefeitura de Boa Vista entregou materiais didáticos e mobiliários para as 140 escolas que integram a Rede Municipal de Ensino, além do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino (CETEA), Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) e Biblioteca Municipal.